Milhares de cartões de crédito fornecidos gratuitamente em “campanha” de marketplace
Pela Dark web encontra-se várias plataformas onde números de cartões de crédito encontram-se disponíveis para venda aos milhares. No entanto, não é todos os dias que uma plataforma deste género fornece uma longa lista de cartões roubados e de forma totalmente gratuita.
No entanto, foi exatamente isso que aconteceu durante o fim de semana, onde um site da Darkweb conhecido como “BidenCash” terá publicado mais de 1.221.551 cartões de crédito, totalmente gratuitos e acessíveis por qualquer um. Esta publicação terá sido feita como forma de dar visibilidade para a plataforma, que se apelida de um marketplace para a venda de conteúdos roubados.
Esta plataforma foi lançada originalmente em Junho de 2022, e já na altura tinha disponibilizado gratuitamente alguns cartões de crédito como forma “promocional”. No entanto, desta vez o impacto é consideravelmente maior, tendo em conta o volume mais elevado de dados divulgados.
Tendo em conta que a plataforma esteve inacessível durante algumas semanas devido a constantes ataques DDoS, é possível que a mesma tenha criado esta “oferta” como forma de chamar atenção para o novo local. Seja como for, a base de dados agora disponibilizada conta com um vasto conjunto de cartões, que ficam assim acessíveis para qualquer um de forma totalmente gratuita – o que certamente não será um ponto positivo para as vítimas que possuem os seus cartões listados na mesma.
Para dar ainda mais destaque ao portal, a lista de cartões encontra-se ainda a ser fornecida sobre plataformas na web regular, facilitando ainda mais a tarefa de qualquer pessoa poder ter acesso aos conteúdos roubados. Os cartões possuem datas de expiração entre 2023 e 2026, e são de vários países a nível mundial.
Estes incluem, para além dos números do cartão, dados como o nome do titular, data de expiração, código de segurança e em alguns casos outros detalhes mais pessoais como a morada completa, nome do banco e até números de telefone.
Segundo alguns analistas, estes cartões terão sido recolhidos de sites comprometidos, onde scripts especificamente colocados nos mesmos recolhem os dados quando são introduzidos nos sites.