BeReal atinge 53 milhões de instalações mas com pouca atividade diária
Nas últimas semanas, a aplicação BeReal tem vindo a ganhar alguma popularidade, sobretudo junto da Gen Z. A aplicação incentiva os utilizadores a publicarem uma foto, todos os dias, tanto para mostrarem o que estão a fazer como para aceder aos conteúdos de outros utilizadores que também necessitam de publicar esses conteúdos.
Apesar da popularidade da aplicação ter aumentado consideravelmente, existe ainda uma questão que se coloca: quantos utilizadores realmente usam a plataforma todos os dias?
Esta questão foi agora respondida, segundo os dados da empresa Sensor Tower. Os dados apontam que a aplicação BeReal conta atualmente com 53 milhões de downloads, juntando tanto a App Store como Play Store. Isto representa um crescimento de quase 2254% desde Janeiro de 2022, o que sem dúvida é impressionante.
No entanto, os dados também demonstram que apenas 9% dos utilizadores realmente usam a plataforma no dia a dia. Os dados da empresa tiveram por base apenas as instalações no Android, mas é sem dúvida uma demonstração clara que ainda existe muito a fazer para a BeReal realmente se tornar uma gigante no meio das plataformas sociais.
De todos os utilizadores ativos no Android, apenas 9% realmente usam a app todos os dias. Isto é longe dos 39% registados pelo Instagram e dos 29% do TikTok.
No entanto, é importante sublinhar que estes dados dizem respeito apenas ao Android, e uma grande parte dos utilizadores do BeReal são dos EUA, onde o iPhone da Apple lidera. Portanto, é possível que a experiência seja ligeiramente diferente na realidade.
No entanto, a proposta do BeReal é algo confusa para muitos, que consideram que usar a app no dia a dia e na vertente que esta promete não se enquadra propriamente numa “rede social”. É mais visto como uma experiência ou hobbie, mas não diretamente algo para se realizar todos os dias.
Existe ainda a questão que este género de plataformas foca-se mais nos utilizadores em geral, não sendo tanto usado por marcas ou empresa – uma vez que o objetivo é criar conteúdo original e inesperado.