Google Workspace prepara-se para batalhar diretamente com a Microsoft
Durante o dia de hoje realiza-se o evento Google Cloud Next, o evento focado da Google para programadores, e onde serão também reveladas algumas novidades sobre o universo de serviços da empresa.
Uma das novidades que já foi confirmada diz respeito aos serviços do Google Workspace, que brevemente vão receber algumas novidades focadas para garantir uma alternativa ainda mais poderosa para as ofertas da Microsoft.
Para começar, a equipa do Google Workspace é agora liderada por uma cara nova: Aparna Pappu, que assumiu o cargo de VP e GM da equipa do Workspace quando Javier Soltero saiu do cargo em Julho. Pappu encontra-se na Google desde 2007, e tem vindo a trabalhar em diferentes setores da empresa desde então.
Este já se encontrava na equipa do Workspace desde 2017, mas agora vai assumir o cargo de gestor principal do mesmo.
Segundo a ideia de Pappu, o Workspace e as suas funcionalidades ainda são um peixe “pequeno” no mercado, tendo em conta que a Microsoft lidera no uso de suítes de produtividade, com o Office e Microsoft 365 em 90% do mercado empresarial.
A ideia de Pappu passa por criar uma solução que seja atrativa para os utilizadores e para as empresas, com novas funcionalidades e que venha a tornar-se o futuro rival a sério da Microsoft neste setor.
Segundo Pappu, a empresa não deve criar uma nova aplicação de mensagens para empresas – focando-se agora em integrar o Meet/Duo. Este processo ainda se encontra a decorrer, e deve demorar alguns meses a ficar completamente concluído, mas a ideia da empresa passa por criar um ecossistema completo e unido entre si, e integrar o Meet/Duo no restante serviço faz parte dessa ideia.
A pensar também na integração, a Google confirmou que vai lançar uma nova API, focada para o Meet e Chat, com o objetivo de permitir aos programadores criarem as suas próprias aplicações e integrações entre os serviços. Espera-se ainda que mais integrações venham em breve a surgir para os utilizadores do Workspace, que devem começar a contar com mais formas de criarem conteúdos e gerirem os mesmos, independentemente da plataforma onde se encontrem…
A Google sabe que nem todas as empresas usam apenas um serviço, e a ideia aqui passa por tentar integrar o máximo possível das funcionalidades de terceiros com o ecossistema da Google, facilitando a tarefa para todos.
No geral, a nova cara do Google Workspace encontra-se a trabalhar agora para integrar a plataforma sobre um ecossistema direto da Google, facilitando a tarefa para utilizadores e empresas, e criando uma plataforma que terá mais integrações e funcionalidades a longo prazo – não está no objetivo da Google ultrapassar a Microsoft de imediato, mas sim desenvolver os produtos para, a longo prazo, realizar essa tarefa.