DirectStrorage 1.1 vai ser mais rápido na descompressão de conteúdos
A Microsoft confirmou que vai lançar uma nova atualização para a sua API do DirectStorage, passando a mesma para a versão 1.1. Esta nova atualização chega com várias melhorias, mas as mais sentidas serão nas tarefas de descompressão.
De acordo com a empresa, usando uma nova ferramenta apelidada de “GDeflate”, é possível realizar o processo de descompressão de conteúdos consideravelmente mais rápido do que em gerações anteriores da API.
Num dos exemplos deixados pela empresa, a descompressão de objetos pode obter quase 200% mais de velocidade, ou três vezes mais desempenho, passando de 2.36 segundos na versão antiga para os atuais 0.8 segundos. O uso do CPU durante o processo também foi consideravelmente reduzido, passando dos 100% para cerca de 15%.
A empresa sublinha que foram ainda feitas melhorias no stack de IO, que devem trazer benefícios sobretudo para quem se encontre no Windows 11. No entanto, o DirectStorage encontra-se disponível tanto para o Windows 11 como para o Windows 10.
De notar que a AMD e Nvidia devem brevemente lançar as novas drivers com suporte para DirectStorage, o que se espera vir a trazer grandes melhorias para o desempenho gráfico nos sistemas.
No entanto, mesmo que a tecnologia venha a ser lançada, ainda existe pouco uso para a mesma. O primeiro jogo que vai suportar a mesma será Forspoken, e este foi recentemente adiado, pelo que estando a tecnologia no mercado, vai existir poucas formas de realmente verificar o desempenho final.