Está a chegar a publicidade virtual para as plataformas de streaming
As plataformas de streaming podem brevemente receber uma nova forma de criar publicidade para os utilizadores, e num formato que muitos podem nem relacionar logo como tal.
De acordo com o portal Techcrunch, tanto a Amazon como a Peacock encontram-se a testar um novo sistema de publicidade virtual, que basicamente consiste na edição dos conteúdos disponíveis nas plataformas para, sobre locais específicos, incluírem algum género de publicidade.
Ou seja, este sistema iria usar locais especificamente criados para o efeito, em filmes e séries disponíveis nas plataforma de streaming, para integrar publicidade aos mais variados produtos. A ideia não é inteiramente nova, e na realidade, é aplicada faz anos na indústria do cinema.
Muitos filmes contam com o que é conhecido como “product placement”, onde determinados produtos de uma marca são colocados em destaque no filme ou em foco. A ideia que a Amazon se encontra a testar é similar, mas coloca conteúdo de publicidade variável dentro das transmissões. Estes conteúdos iriam surgir em locais específicos, como um cartaz dentro de uma série ou de um filme, com conteúdo que poderia variar conforme o anunciante.
A ideia para as empresas será que poderão ter nova publicidade a ser digitalmente inserida em filmes e séries, com conteúdo que pode ir ser rotativo – e até para mais do que uma empresa. Mais interessante ainda para os anunciantes será o facto que este sistema pode ser adaptado ao perfil de cada utilizador.
Ou seja, tal como pela internet em geral existe a publicidade direcionada, que é personalizada para cada utilizador, neste género de conteúdos também ficaria disponível um formato de publicidade personalizada para cada conta, adaptada aos gostos de cada um – e abrindo novas portas para os anunciantes.
Para já a ideia parece estar em testes apenas por parte da Amazon, focada para a sua plataforma do Prime Vídeo. No entanto, é possível que outras plataformas venham a revelar algo similar – aqui inclui-se nomes como o Netflix e Disney+.