YouTube prepara-se para receber novo design
Os utilizadores do YouTube vão brevemente começar a receber um novo design para a interface da plataforma de vídeos. O YouTube confirmou que a sua nova interface vai começar a ficar disponível a partir de hoje.
A nova versão da interface conta com algumas mudanças subtis, mas também novas funcionalidades para tornar mais simples o uso da plataforma e a visualização de vídeos na mesma.
Para começar, os vídeos agora contam com a capacidade de “zoom”, onde se pode usar os dois dedos em dispositivos moveis para aproximar o vídeo no ecrã – similar ao que se pode realizar com fotos. Esta novidade tinha sido colocada em testes no YouTube Premium em Agosto, mas agora chega para todos os utilizadores.
Além disso, a barra de pesquisa de tempo dos vídeos agora permite um controlo mais granular dos mesmos, sendo possível verificar exatamente o tempo que se pretende, e obter um feedback mais visível do que está a ser escolhido.
Outra novidade encontra-se sobre a página dos vídeos, onde agora os mesmos vão ter um subtil formato de cores sobre o titulo com base no conteúdo que esteja a ser reproduzido – quase que um efeito “frost” sobre a barra inferior dos vídeos.
Este efeito vai ajustar as cores com base nas cores que estejam no próprio vídeo. A novidade vai começar a chegar tanto na versão web como para dispositivos Android e iOS. O mesmo efeito também vai chegar nas playlists.
E para quem prefira o modo escuro, a empresa refere que os tons vão ficar ainda mais escuros, dando assim mais destaque às cores que surgem pela interface e pelos vídeos da mesma. Isto deverá dar mais destaque aos conteúdos que os utilizadores realmente pretendem ver, e vai de encontro com o feedback que a empresa tem vindo a receber nos últimos meses.