Kernel do Linux pode perder suporte para processadores i486

Kernel do Linux pode perder suporte para processadores i486

O kernel de Linux pode vir brevemente a receber algumas mudanças, nomeadamente a nível de suporte para alguns processadores mais antigos no mercado.

De forma recente, Linus Torvalds, fundador e criador do kernel de Linux, revelou na lista de email da plataforma que pretende descontinuar o suporte do Linux a processadores Intel 486 (i486). Sobre a justificação o mesmo indicou a idade dos mesmos e o facto de ser uma plataforma praticamente em desuso nos dias de hoje.

De relembrar que os processadores i486 foram lançados em 1989, e oficialmente descontinuados em 2007. Estes foram inicialmente desenhados por Pat Gelsinger, que é atualmente o CEO da Intel.

É importante relembrar que esta não é a primeira vez que o Linux deixa de suportar plataformas consideravelmente antigas. Em 2012 Torvalds revelou que iria descontinuar o suporte a processadores i386 , e quase uma década depois chega agora a possibilidade de tal acontecer também para i486.

O mesmo recomendou que, para quem realmente pretenda usar este género de processadores, deveria manter-se sobre o formato do kernel LTS, mas a versão mais atualizada iria perder o suporte.

Tendo em conta as respostas que foram entretanto deixadas, com mensagens positivas relativamente à remoção, não ser improvável que esta venha realmente a acontecer. Para a grande maioria dos utilizadores que se encontram a usar o Linux, esta medida não teria qualquer impacto, uma vez que certamente se encontram em hardware mais recente.

Tendo em conta que o Linux 6.1 será a próxima versão LTS, acredita-se que o suporte pode ser removido sobre o Linux 6.2.