Programadores descontentes com nova publicidade na App Store
A Apple começou esta semana a apresentar mais publicidade sobre a App Store, nomeadamente sobre novas zonas na listagem de apps que anteriormente não teriam estes conteúdos.
No entanto, parece que a medida tem vindo a irritar alguns programadores, nomeadamente pelas recomendações de aplicações de terceiros que são apresentadas. Muitos programadores afirmam que a App Store agora recomenda apps que não possuem qualquer relação com o que se encontra a ser verificado – e a grande maioria direciona os utilizadores para apps de casino ou jogos associados a estes.
De acordo com o portal MacRumors, esta situação é algo que vários programadores se encontram a reportar. As sugestões de apps nos anúncios da App Store deveriam ser baseadas em vários fatores, onde se encontram as preferências de cada utilizador e a relação com a app que se encontra a ser visualizada ou a pesquisa feita. No entanto, o que muitos utilizadores confirmam é apps nada relevantes e que, na maioria dos casos, são de casinos e plataformas de jogos virtuais.
Em alguns casos, esta publicidade surge até em locais que seria o menos apropriado de surgir. Um programador afirma que se encontra a ser verificada publicidade a apps de casinos sobre listagens de aplicações que pretendem ajudar a reduzir o hábito deste género de jogos virtuais.
De notar que os anunciantes possuem a capacidade de selecionar o público que pretendem para as suas apps, mas estes géneros de aplicações não tendem a ter um público específico, dai que surgem em números mais elevados para uma grande maioria.
A Apple, até ao momento, ainda não deixou qualquer comentário relativamente a esta situação, apesar do crescente número de queixas dos utilizadores nas redes sociais.