Reuters teria base de dados aberta a 3TB de informações sensíveis
A empresa Thomson Reuters, reconhecida entidade de noticias a nível mundial, terá recentemente confirmado uma falha de segurança nas suas infraestruturas, a qual pode ter deixado em aberto dados sensíveis da empresa e dos seus clientes.
De acordo com o portal Cybernews, a empresa teria deixado pelo menos três bases de dados acessíveis publicamente, onde qualquer pessoa poderia analisar os conteúdos. Estas bases de dados totalizavam mais de 3 TB de informação, entre dados internos da empresa e dos seus clientes, contendo bastante informação considerada como sensível e pessoal.
As bases de dados diziam respeito a várias ferramentas que a empresa fornece, e teriam dados tanto dos clientes das mesmas como outras informações consideradas com delicadas da empresa. Dentro destas informações estariam também senhas e dados de login para outras plataformas de terceiros, sem encriptação.
Depois de ter sido notificada pelos investigadores, a empresa terá imediatamente corrigido a situação, sendo que os clientes afetados também foram notificados. No entanto, não se acredita que os dados tenham sido maliciosamente acedidos por terceiros.
Segundo a empresa, foram descobertos três servidores nesta situação, sendo que dois dos mesmos eram destinados a ser usados para fins de produção publica, enquanto o terceiro continha dados privados associados com os produtos da empresa – e na sua maioria continha apenas logs e outras informações não sensíveis.
A empresa terá rapidamente identificado e bloqueado os acessos depois de ter sido notificada pelos investigadores, e tudo aponta que os dados não terão sido diretamente comprometidos, embora os clientes afetados foram notificados da situação.