Google paga 391 milhões de dólares pela recolha de dados de localização dos utilizadores
A Google concordou em pagar quase 391.5 milhões de dólares para concluir um caso nos tribunais, onde a empresa era acusada de recolher dados de localização dos utilizadores sem permissão para tal.
O caso surgiu no decorrer de um artigo do portal Associated Press em 2018, onde a Google seria acusada de continuar a recolher os dados de localização dos utilizadores, mesmo quando estes teriam dado indicação para que tal recolha não fosse realizada.
A AP apontava, na altura, que os utilizadores estariam a ser levados a crer terem a localização da Google desativada, quando na verdade essa ainda se manteria sobre os diferentes serviços da empresa. Mesmo que os utilizadores desativassem a recolha de dados da localização, a empresa ainda poderia realizar essa tarefa através de outras funcionalidades dos seus serviços online e das suas apps.
O caso acabou por chegar aos tribunais, onde 40 estados norte-americanos entraram com um processo contra a Google pela recolha abusiva de dados de localização dos utilizadores. Agora, a empresa confirmou ter chegado a um acordo para o pagamento de 391.5 milhões de dólares sobre o caso.
Para além do pagamento, a Google concordou ainda em melhorar significativamente a forma como a recolha dos dados de localização é feita e sobre como os utilizadores possuem conhecimento sobre essa capacidade. Além disso, a empresa irá ainda melhorar a forma como essa funcionalidade pode ser desativada por completo, já a partir do próximo ano.
A empresa afirma que o caso original teve como base políticas de privacidade antigas da empresa, e que se encontram desatualizadas nos tempos atuais.
De notar que este não é o primeiro caso nos tribunais que a empresa enfrenta derivado da recolha de dados, sendo que vários outros estados nos EUA também aplicaram medidas similares ao longo dos anos. E até mesmo na Europa a empresa já foi sancionada várias vezes derivado das práticas de privacidade, embora tenha vindo também a realizar melhorias neste parâmetro ao longo dos anos para os consumidores dos seus produtos e serviços.