Google e Microsoft a trabalharem para centros de dados mais “verdes”
A Google e a Microsoft são duas das maiores empresas fornecedoras de serviços Cloud no mundo, e com isto são também as que possuem mais impacto a nível do uso de energia em todas as suas plataformas. No entanto, apesar de serem rivais no ramo, ambas as empresas concordam que é necessário realizar mudanças drásticas na forma como os centros de dados possuem impacto para o meio ambiente.
Ambas as empresas encontram-se a aumentar os seus esforços para reduzir a pegada de carbono com as suas plataformas de centros de dados, e de forma a ajudar o meio ambiente. A medida faz parte dos planos que ambas possuem para os próximos anos, e que deve vir a intensificar-se nos próximos tempos.
No caso da Google, recentemente a empresa assinou um acordo com a empresa francesa Engie, de forma a obter 100 megawatts de eletricidade de fontes renováveis de uma central eólica na Escócia, que vai permitir à empresa operar alguns dos seus centros de dados de forma mais eficiente e amiga do ambiente.
A empresa possui ainda planos de usar exclusivamente fontes de energia renováveis para os seus escritórios no Reino Unido e para os centros de dados na mesma região até 2030, enquanto que a empresa em geral espera ser livre de carbono em 90% até 2025.
Estes planos vão de encontro também com as necessidades de cada vez mais consumidores, que procuram soluções verdes e amigas do ambiente. A tecnologia tem vindo a evoluir para se tornar também cada vez mais amiga do meio ambiente, e os centros de dados podem ter um impacto significativo nisso segundo a Google.
A Microsoft segue o mesmo caminho, tendo recentemente anunciado um novo acordo para comprar quase 900 MW de energia verde para alimentar os seus centros de dados na Irlanda, e reduzir assim o impacto ambiental do mesmo. Atualmente a empresa conta com mais de 10 gigawatts de energia verde pela Europa, o que deve ajudar a atingir as metas da mesma para os próximos anos.
No final, o meio ambiente tem vindo a ser um tema cada vez mais importante paria as maiores empresas no ramo tecnológico, e espera-se que venha a ser fundamental para os próximos anos – não apenas para grandes empresas, mas também para os consumidores que estão cada vez mais conscientes sobre a necessidade de se cuidar do meio ambiente.