FTX terá usado conta bancária da Alameda para processar fundos de clientes

FTX terá usado conta bancária da Alameda para processar fundos de clientes

Os detalhes sobre as práticas realizadas pela FTX continua a surgir praticamente todos os dias, e as mais recentes agora indicam alguns erros que podem ter levado a problemas com a plataforma – mas longe ainda de ser a total razão pela qual a mesma colapsou.

O ex-CEO da FTX, Sam Bankman-Fried, veio recentemente dar algumas entrevistas a público, deixando também mais detalhes sobre o que aconteceu com a FTX – pelo menos na sua versão dos acontecimentos.

Tal como acontece com muitas plataformas, a FTX permitia que os investidores na plataforma pudessem investir os seus fundos via transferência bancária, onde os mesmos ficam depois associados com as contas na plataforma.

Segundo o próprio Sam Bankman-Fried, a FTX estaria por lapso a usar uma conta bancária para deposito dos fundos de clientes que era diretamente associada com a Alameda Research, invés de ser associada com a entidade. Isto teria sido feito nos primeiros tempos em que a FTX surgiu no mercado, e quando a mesma ainda não possuía contas bancárias ativas.

Os clientes que pretendiam investir na FTX estariam, alegadamente, a enviar o dinheiro via transferência bancária para uma conta associada com a empresa Alameda. No entanto, esta falha na forma como os fundos estavam a ser transferidos foi um dos motivos que Bankman-Fried acredita ter levado ao colapso da plataforma.

Alguns dos clientes estariam a transferir os fundos para a Alameda, e não diretamente para a FTX. De notar que Bankman-Fried afirma ainda que a FTX não terá usado ilicitamente os fundos dos seus clientes, mas terá fornecido sobre empréstimo os mesmos para a Alameda – fundos esses que depois foram usados e a empresa pagou em tokens da FTX.

No entanto, de notar que as declarações de Bankman-Fried tem vindo a alterar-se conforme o tempo. Inicialmente este alegava que a FTX e Alameda eram duas entidades separadas entre si, embora esta indicação tenha sido depois removida da mensagem publicada pelo mesmo no Twitter.

Neste momento ainda se encontra a ser feita a investigação sobre o que terá realmente acontecido, sendo que novas informações parecem estar a surgir praticamente a cada dia. No entanto, Bankman-Fried parece indicar que a causa do colapso da FTX não teria sido de sua vontade ou culpa direta, mas sim de um “erro” que ocorreu no início da empresa, e que se manteve até aos últimos dias.