Epic Games vai encerrar servidores online de jogos antigos
A Epic Games confirmou que vai encerrar alguns dos seus antigos serviços online, o que vai levar também ao encerramento da vertente online para vários dos jogos mais antigos da empresa.
Segundo o comunicado da Epic Games, a mesma encontra-se a descontinuar a sua antiga plataforma de serviço online, o que vai levar também a que alguns servidores venham a ser encerrados. A empresa sublinha que alguns dos títulos que faziam uso dos mesmos vão deixar de ter a vertente online – embora ainda possam continuar a ser utilizados “offline” – mas isto não se aplica a todos os títulos que vão ser afetados.
Para já a empresa irá remover das lojas de aplicações móveis o jogo DropMix, juntamente com as versões para Mac e Linux de Hatoful Boyfriend e Hatoful Boyfriend: Holiday Star. Quem tenha instalado os jogos ainda poderá usar os mesmos na normalidade, mas vai deixar de ser possível adquirir os mesmos no futuro.
Ao mesmo tempo, a empresa revelou a lista de jogos que, a 24 de Janeiro, irão perder todas as suas funcionalidades online. Da lista inclui-se:
- 1000 Tiny Claws
- Dance Central 1-3
- Green Day: Rock Band
- Monsters (Probably) Stole My Princess
- Rock Band 1-3
- The Beatles: Rock Band
- Supersonic Acrobatic Rocket-Powered Battle-Cars
- Unreal Gold
- Unreal II: The Awakening
- Unreal Tournament 2003
- Unreal Tournament 2004
- Unreal Tournament 3
- Unreal Tournament: Game of the Year Edition
Alguns destes títulos ainda irão continuar disponíveis para o formato offline, mas existem algumas variantes onde o foco principal será a vertente online, que ficam assim inutilizáveis.
No caso de Unreal Tournament 3, a Epic afirma que pretende restabelecer a vertente online no futuro, com a integração dos Epic Online Services, mas que para já, o sistema será desativado para o jogo.
Battle Breakers, um jogo RPG desenvolvido pela Epic e lançado em 2019, também se encontra previsto de ser encerrado a 30 de Dezembro de 2022. A empresa afirma que vai reembolsar todos os pagamentos feitos in-game pelos jogadores nos últimos 180 dias antes deste anúncio.
A 24 de Janeiro de 2023, a empresa vai também remover das plataformas Unreal Tournament, Rock Band Blitz e SingSpace.
De todos os jogos, os de maior impacto serão certamente a linha de Unreal Tournament e Rock Band. Mesmo que sejam títulos antigos, ainda possuem uma comunidade ativa e dedicada, embora os valores concretos de jogadores ativos sejam desconhecidos.