Comissão Europeia vai investigar compra da VMWare pela Broadcom
As autoridades Europeias confirmaram que vão iniciar uma investigação sobre a compra da VMware por parte da Broadcom, num negócio avaliado em mais de 61 mil milhões de dólares.
A Comissão Europeia confirmou durante o dia de ontem que vai iniciar uma investigação em larga escala sobre a compra, avaliando se a mesma poderá vir a prejudicar a competição no mercado, e se viola alguma das legislações europeias aplicáveis.
As autoridades encontram-se sobretudo preocupadas que a compra da Broadcom possa vir a prejudicar os principais rivais no mercado, limitando a capacidade dos mesmos operarem corretamente entre o hardware e o software de virtualização da VMware. Existem ainda receios que esta compra pode vir a limitar ou reduzir consideravelmente o acesso ao software de virtualização.
A Comissão Europeia acredita que, caso estas medidas sejam aplicadas, pode vir a levar a custos mais elevados para os consumidores, juntamente com menos qualidade e inovação para os clientes empresariais e, eventualmente, os consumidores.
A investigação irá ainda ter em conta como a compra da Broadcom pode vir a afetar a capacidade de empresas como a NVIDIA e Intel virem a desenvolver as suas placas de rede inteligentes no futuro, nomeadamente dentro do que é conhecido como “Project Monterey“.
É importante notar que esta investigação não vai diretamente bloquear a compra de ser realizada, mas pode vir a adiar a conclusão da mesma por vários meses, enquanto o processo se encontra a decorrer.