Aplicações instaladas em 2022 aumentam para os 151 mil milhões
O ano de 2022 parece ter sido particularmente interessante para o mercado das aplicações em smartphones. Os dados claramente demonstram que os consumidores estão cada vez mais interessados em instalar novas aplicações nos seus dispositivos, o que também tem vindo a levar a um aumento no número de aplicações instaladas no mercado.
De acordo com os dados mais recentes da empresa data.ai, durante todo o ano de 2022 os consumidores gastaram mais de 129 mil milhões de dólares na compra de aplicações. Este valor representa uma queda de 2% face ao valor de 2021, onde o mesmo era de 131 mil milhões.
Como sempre, tende a ser os utilizadores do iOS que mais gastam na compra de aplicações, com um total de 83 mil milhões de dólares. No caso do Android o valor encontra-se em cerca de 46 mil milhões. No entanto, os gastos tanto em aplicações regulares como em jogos tem vindo a ficar cada vez mais indiferenciado.
No entanto, se os gastos na compra de aplicações caiu, por outro lado o uso das mesmas aumentou consideravelmente. Durante este ano verificou-se a um aumento considerável no número de aplicações descarregadas nas duas principais lojas do mercado.
No total, durante este ano foram instaladas 151 mil milhões de novas aplicações nos dispositivos dos utilizadores, um crescimento de 9% face ao ano anterior. Neste caso é na Play Store que se verificam as maiores mudanças, com o número de downloads na loja da Google a corresponde a 73% do total do mercado.
Este valor corresponde a um crescimento de 12% face ao ano anterior. Do lado da Apple, o crescimento foi menos sentido, com apenas 1%.
Olhando agora para as aplicações mais usadas, claramente o mercado das apps sociais continua a ser a preferência, com o Instagram a surgir no topo da lista das aplicações mais descarregadas ao longo do ano.
No entanto, foi no TikTok que os utilizadores gastaram mais dinheiro, possivelmente em presentes para os seus criadores favoritos e outras atividades dentro da plataforma. Em segunda posição encontra-se o YouTube, finalizando com o Tinder.
Espera-se que esta tendência venha a manter-se para o próximo ano, embora ainda seja relativamente cedo para dar indicações do que esperar.