WhatsApp vai deixar de suportar vários dispositivos mais antigos
Todos os anos, a Meta tende a atualizar a lista de dispositivos que deixam de ser suportados oficialmente pelo WhatsApp, e agora que se encontra a terminar o ano voltam a ser feitos ajustes neste sentido.
A empresa confirmou que, a partir de 31 de Dezembro de 2022, o WhatsApp vai deixar de funcionar para vários dispositivos mais antigos no mercado – que afetam cerca de 40 géneros de dispositivos diferentes.
A tecnologia evolui, e o WhatsApp tem vindo a integrar várias novidades nos últimos tempos. No entanto, estas novidades nem sempre são compatíveis com versões mais antigas dos sistemas operativos, o que deixa pouco espaço para medidas alternativas a não ser deixar de suportar os mesmos.
A empresa confirmou que, no final deste ano, o WhatsApp deixará de suportar dispositivos com o sistema operativo inferior ao Android 4.1, iOS 12 ou KaiOS 2.5.0. Com isto, existem pelo menos 49 dispositivos que ainda são algo usados nos dias de hoje, mas que vão deixar de suportar a plataforma de mensagens.
Destes encontram-se os seguintes:
- Apple: iPhone 5, iPhone 5c
- Samsung: Galaxy Ace 2, Galaxy Core, Galaxy S2, Galaxy S3 mini, Galaxy Trend II, Galaxy Trend Lite, Galaxy Xcover 2
- LG: LG Enact, Lucid 2, Optimus 4X HD, Optimus F3, Optimus F3Q, Optimus F5, Optimus F6, Optimus F7, Optimus L2 II, Optimus L3 II, Optimus L3 II Dual, Optimus L4 II, Optimus L4 II Dual, Optimus L5, Optimus L5 Dual, Optimus L5 II, Optimus L7, Optimus L7 II, Optimus L7 II Dual, Optimus Nitro HD
- Sony: Xperia Arc S, Xperia miro, Xperia Neo L
- Huawei: Ascend D, Ascend D1, Ascend D2, Ascend G740, Ascend Mate, Ascend P1
- Wiko Cink Five
- Wiko Darknight ZT
- Memo ZTE V956
- Quad XL
- Lenovo A820
- Archos 53 Platinum
- Grand S Flex ZTE
- Grand X Quad V987 ZTE
- HTC Desire 500
É importante notar que a lista pode ser consideravelmente superior, tendo em conta a vasta lista de dispositivos no mercado. No entanto, estes serão os principais que ainda possuem algum destaque no mercado, e que vão brevemente deixar de suportar as versões recentes do WhatsApp.
Para a maioria dos utilizadores, a medida não deverá afetar em nada o funcionamento da plataforma, exceto se estiver com um equipamento realmente antigo – onde a atualização para um modelo mais recente é certamente recomendada.