MEO confirma subida de preços nos seus planos para Fevereiro
O início de 2023 vai começar com aumentos, pelo menos para os clientes da MEO, tendo em conta que a empresa confirmou que vai realizar ajustes nos preços dos seus planos.
De acordo com o comunicado da empresa, a partir de Fevereiro de 2023 será feita uma atualização de preços nos serviços da entidade. Estes aumentos serão feitos com base no Índice de Preços no Consumidor, estando excluídos dos mesmos os clientes que tenham apenas planos de voz fixa e os planos para reformados. Todos os restantes planos devem sofrer algum género de ajuste.
A Altice afirma que este ajuste de preços encontra-se previsto nos contratos dos clientes desde 2018, e é uma prática comum das empresas no setor. Em 2021 a MEO tinha aumentado os preços dos seus planos em até 0.50 euros, mas este ano, tendo em conta a inflação prevista, espera-se que os aumentos possam atingir até os 4 euros.
De notar que, atualmente, apenas a MEO confirmou que vai realizar este ajuste de preços. A NOS afirma que ainda não é possível fornecer uma resposta concreta sobre se irá ser feito o ajuste de preços este ano, e a Vodafone também esclarece que ainda não é possível clarificar quando ou se vão ser realizados aumentos.
No caso da Vodafone, a empresa sublinha que tem vindo a verificar um aumento dos custos para desenvolver os planos de modernização da rede e de implementação do 5G, sendo que a inflação tem vindo a causar alguns desafios para a empresa, de forma à mesma conseguir realizar as melhorias sem impacto para os preços finais dos serviços nos clientes.
Por sua vez, a Nowo garante que não possui previsto aumentos de preços para o início do ano e durante a atual administração. No entanto, de notar que a Nowo encontra-se em processo de ser adquirida pela Vodafone, pelo que estas declarações não se aplicam sobre a posterior mudança.
De notar que, em meados de Outubro, a Anacom terá apelado às principais operadoras para terem moderação na subida de preços dos seus serviços, tendo em conta as razões económicas e sociais, e também o impacto que esta subida poderá ter para os clientes.