Samsung Galaxy S23 pode usar 10 Hz no ecrã para poupar bateria

Samsung Galaxy S23 pode usar 10 Hz no ecrã para poupar bateria

No mercado dos smartphones, cada vez mais temos vindo a verificar um aumento nas taxas de atualização dos ecrãs, passando dos tradicionais 60 Hz para dispositivos com 90, 120 Hz e até mais.

No entanto, conforme se aumenta a taxa de atualização, também se aumenta a necessidade de mais energia da bateria, o que num dispositivo como um smartphone, pode ser algo limitado. A pensar nisso, a Samsung pretende agora ir na direção inversa, criando um novo ecrã capaz de atingir os 10 Hz de taxa de atualização.

A ideia da empresa será permitir que, quando o ecrã não esteja em funcionamento ativo, a taxa de atualização possa ser reduzida para os 10 Hz de forma a poupar bateria. Esta ideia não é nova no mercado, mas seria a primeira vez que a Samsung a implementaria nos seus modelos.

Desta forma, quando o utilizador não estivesse a usar o ecrã, e o mesmo tivesse apenas imagens estáticas, poderia automaticamente reduzir a taxa para os 10 Hz, poupando bateria.

De acordo com o leaker TheGalox_, o S23 vai contar com um ecrã Full HD+ Dynamic AMOLED de 6.1 polegadas, enquanto que o S23 Plus vai contar com um ecrã FHD+ Dynamic AMOLED de 6,6 polegadas. Por sua vez, o S23 Ultra deve passar para um QHD+ Dynamic de 6,8 polegadas.

detalhes do leak sobre galaxy s23

Ou seja, em nível de tamanhos não devem existir grandes mudanças, mas a tecnologia usada em cada ecrã pode ser consideravelmente diferente. Todos os modelos podem atingir os 120 Hz de taxa de atualização máxima, bem como o mínimo de 10 Hz.

Algumas fontes apontam mesmo que a taxa pode cair para apenas 1 Hz no modelo Ultra. No entanto, para os restantes modelos, a ideia da Samsung será ter pelo menos 24 Hz – com a possibilidade de descer para os 10 Hz caso a tecnologia o permita.