Venda de jogos físicos continuam em queda
Sem grandes surpresas, as vendas de jogos em formato físico encontram-se a atingir novos mínimos históricos, enquanto que os mercados dos jogos digitais continuam a ser a preferência para a maioria dos jogadores.
Sejamos honestos: quando foi a última vez que comprou um jogo em formato físico para uma consola recente? Com o crescimento das plataformas online, a compra de jogos físicos tornou-se uma tarefa cada vez menos necessária, e os dados mais recentes parecem comprovar isso mesmo.
De acordo com um estudo realizado pela associação ERA, no Reino Unido, as vendas de jogos em formato físico encontram-se a atingir os valores mais baixos dos últimos anos. Cerca de nove em cada dez títulos vendidos no Reino Unido são jogos em formato digital – dados que integram jogos para dispositivos móveis, PC e consolas.
No geral, 89.5% dos jogos vendidos foram em formato digital, com 10.5% dizendo respeito a títulos físicos. Mesmo que em consolas os volumes de vendas ainda tenham sido algo significativos, em geral o digital parece estar a tomar conta de cada vez mais fatias do mercado.
Esta é uma tendência que tem vindo a ser verificada também nos últimos anos. Por um lado, a compra de jogos físicos permite que os utilizadores tenham uma cópia do mesmo para a posterioridade, algo que não acontece com as compras digitais – onde não existem garantias que os títulos venham a ficar disponíveis para sempre. De tempos a tempos, lojas digitais acabam por fechar ou títulos perdem-se no processo.