Consumidores procuram smartphones com mais RAM e armazenamento
No mercado dos smartphones verificam-se cada vez mais dispositivos com quantidades elevadas de RAM, e parece que junto dos consumidores também se encontra a surgir a tendência de optar por equipamentos com mais capacidade neste requisito.
De acordo com o um relatório da Antutu, os consumidores durante o quarto trimestre de 2022 optaram mais por dispositivos que contam com elevadas quantidades de RAM. Os dados apontam que os consumidores encontram-se a procurar mais dispositivos que possuem cerca de 12 GB de memória RAM e 512 GB de armazenamento interno, sendo que esta preferência aplica-se independentemente do segmente de dispositivos.
O mesmo relatório indica ainda que os consumidores estão a procurar cada vez mais dispositivos com ecrãs maiores, coma preferência a ser o de 6.7 polegadas, seguindo-se de 6.6 e 6.8 polegadas. Ainda neste campo, a nível da taxa de atualização, a maioria ainda continua a preferir ecrãs de 60 Hz.
No entanto, este último ponto deve começar a mudar, tendo em conta que ecrãs de 90 e 120 Hz estão a tornar-se cada vez mais populares no mercado, até para dispositivos de entrada de gama.
Em nível de processadores, a Qualcomm ainda continua a dominar o mercado, mantendo uma quota de quase 60%, sendo que a MediaTek – apesar do crescimento – apenas atinge os 25.3%. A nível das versões dos sistemas operativos, o Android 12 parece ser a preferência, com uma quota de 59.6%, seguindo-se o Android 13 com 12.6%. O Android 10 ainda surge na lista, com 12.5%, seguindo-se o Android 11 com 10.5%.