Google vai começar a integrar linguagem Rust no Chromium
Em meados de 2006, Graydon Hoare, programador da Mozilla Research, criava o que o mesmo esperava ser a próxima linguagem de programação, focada em ser otimizada para desempenho, e que viria a ser conhecida como “Rust”.
A linguagem tem vindo a ganhar considerável destaque no mercado, e agora parece que chegou a vez da Google também olhar sobre como a implementar no seu navegador. Ao que parece, a Google encontra-se a analisar formas de integrar a linguagem de programação sobre o seu projeto Chromium, a base usada também por navegadores como o Chrome.
A partir do seu blog, a empresa confirmou que se encontra a analisar formas de integrar a linguagem de programação Rust no desenvolvimento do Chromium. A ideia será integrar de forma gradual a mesma, sem causar problemas de compatibilidade com o atual código.
Segundo a Google, o objetivo será de começar a integrar o código ainda durante este ano, com as primeiras builds do Chromium a surgirem durante esse período.
De notar que o Rust é uma linguagem adaptada para os mais variados formatos e usos, e possui vantagens em nível de desempenho, mas também do baixo uso de recursos – que no caso do Chrome, será certamente um ponto positivo.
Tendo em conta que a linguagem é diferente do C++ que a Google atualmente usa no Chromium, os programadores da empresa necessitam de se certificar que tudo funciona como esperado, portanto ainda deve demorar algum tempo até que versões finais do Chromium e Google Chrome estejam disponíveis com este código integrado.