123456: esta continua a ser a senha mais usada em Portugal
Ao longo dos últimos anos termos assistido a cada vez mais ataques feitos na vertente digital, mas também a cada vez mais utilizadores terem conhecimento sobre algumas das práticas de segurança a terem em conta no mundo online.
Apesar disso, os dados parecem comprovar que ainda existe muito trabalho a ser feito. De acordo com os dados da empresa NordPass, em Portugal, a senha “123456” ainda continua a ser a favorita para uma grande quantidade de utilizadores. Variações da mesma, como 12345 e 123456789, também se encontram nas primeiras posições.
Da lista fazem ainda parte termos como “benfica”, “Portugal” e “sporting”, que acabam por ser ainda senhas consideravelmente simples de identificar. Em parte, muitos utilizadores ainda continuam a ter a tendência de usar a mesma senha para todas as suas contas online, o que abre portas a possíveis ataques – ainda mais com cada vez mais dados a serem roubados das mais variadas plataformas.
Basta que uma das plataformas onde se tenha uma conta não aplique medidas de segurança para que, caso a senha seja roubada, rapidamente se chegue a outras contas noutras plataformas. Infelizmente, esta prática é recorrente, e apesar de existirem formas de se evitar as mesmas, muitos utilizadores ainda não o aplicam – em parte por comodidade.
Os gestores de senhas passaram a ser uma tendência que é cada vez mais considerada como indispensável na internet. Os utilizadores apenas necessitam de decorar uma senha, sendo que todas as restantes podem ser totalmente aleatórias e únicas entre si.
A isto junta-se ainda outras práticas que os utilizadores também devem ter em conta, como a necessidade de ativar a autenticação em duas etapas sempre que a mesma estiver disponível. Isto garante que, mesmo sendo uma senha comprometida, o atacante não consegue aceder à conta do utilizador final.