Twitter confirma cortes da API para clientes de terceiros
Faz alguns dias que a API do Twitter começou, sem razão aparente, a bloquear o acesso de vários clientes de terceiros da plataforma. O corte aparenta ter sido focado para aplicações de terceiros ao cliente oficial do Twitter, sendo que todas as restantes aplicações estariam a usar a API sem problemas.
Durante vários dias os programadores questionaram-se o que teria ocorrido, sem resposta oficial. Mas parece que existem agora novos desenvolvimentos – embora ainda pouco claros sobre o que querem realmente dizer.
A partir da sua conta do Twitter Dev, a empresa confirmou que se encontra a aplicar regras passadas da sua API, e que estas podem causar com que certas aplicações não funcionem como esperado. No entanto, esta mensagem da plataforma levanta ainda mais dúvidas, uma vez que não foram referidas exatamente quais as regras que se encontram a ser aplicadas.
Os programadores responsáveis por apps como o Twitterrific e Tweetbot continuam sem ter clarificação do motivo dos seus acessos terem sido barrados. No entanto, esta mensagem parece confirmar que o “corte” sentido terá sido efetivamente de mudanças feitas pela empresa – possivelmente para bloquear o acesso de clientes de terceiros à plataforma.
De relembrar que, na altura do corte, uma das ideias que surgiu seria que o Twitter estaria a impedir que apps de terceiros possam usar a API da plataforma, forçando os utilizadores a usarem o cliente oficial do Twitter para acesso.
Também surgiu a indicação que a medida poderia ter sido realizada face a estes clientes de terceiros, em muitos casos, não apresentarem publicidade, e como tal estariam a causar prejuízos para a plataforma.
Não ajuda que a empresa não tenha atualmente uma equipa de comunicação externa, e ao mesmo tempo, os departamentos responsáveis pelas API foram onde se sentiram mais cortes quando Elon Musk realizou a sua onda de despedimentos.