CCleaner para Android – Um dos melhores programas de limpeza, agora no Android

 

O CCleaner é um dos principais programas de limpeza utilizado por milhares de utilizadores do Windows e Mac. A empresa Piriform, responsável pelo software, disponibilizou agora também uma versão de teste para o sistema Android.

O CCleaner para Android encontra-se disponível para os utilizadores que pretendam testar a aplicação, diretamente da Google Play (poderá verificar como requerer o acesso no final do artigo). A nível de compatibilidade, somente é necessário que os dispositivos possuam o Android 1.6 ou superior, sem requisições adicionais.

A página inicial apresenta graficamente o espaço utilizado e disponível nos dispositivos. Neste ecrã existem ainda duas opções: Análise e Limpeza. A analise permite aos utilizadores verificarem o sistema por dados inúteis (lixo) nas várias aplicações instaladas e no próprio Android. Já a opção de limpeza permite limpar os dados encontrados pela análise.

Ambos os casos demoram apenas alguns segundos.

Existem ainda duas ferramentas adicionais: o gerenciador de aplicações e o de informações do sistema.

 

O primeiro permite aceder à lista das várias aplicações instaladas, possibilitando a rápida remoção das mesmas. As mesmas podem ser apresentadas de forma ordenada por espaço ou nome, sendo ainda possível marcar várias aplicações para desinstalar de forma direta.

 

CCleaner para Android - Um dos melhores programas de limpeza, agora no AndroidCCleaner para Android - Um dos melhores programas de limpeza, agora no Android

A opção de Informações do sistema, como o nome indica, apresenta vários detalhes acerca do equipamento e do Android, como o espaço ocupado e disponível, a utilização da RAM e do processador, assim como detalhes sobre a bateria.

– Como requerer o acesso à aplicação Beta?

O CCleaner para Android, conforme referido, ainda se encontra em fase beta (de testes), pelo que podem existir pequenos bugs ou erros esporádicos. A aplicação encontra-se disponível na Google Play, no entanto será necessário efetuar alguns passos para requerer o acesso à mesma.

1- Aceda à Comunidade do “CCleaner for Android” no Google Plus e clique no botão “Aderir”.

2- Depois de aderir à comunidade, aceda ao link da aplicação no Google Play: https://play.google.com/apps/testing/com.piriform.ccleaner

3- Clique no botão “Tornar-me um Testador” ou “Become a Tester”.

4- Depois de confirmar a entrada como “Testador”, aceda ao link da Google Play ou aguarde a instalação automática nos seus dispositivos.