Detidos criminosos que utilizavam esquema em pirâmide na Coreia do Sul

detenção sobre bitcoin

As autoridades da Coreia do Sul revelaram ter desmantelado um novo esquema em pirâmide, no qual os criminosos aproveitavam o desconhecimento das vítimas sobre o que seria a criptomoeda para roubar dinheiro das mesmas.

De acordo com as autoridades locais, o caso teve a ajuda de um sistema de Inteligência Artificial, que ajudou a identificar os criminosos atrás do esquema e a desmantelar a rede. Conhecido como M-Coin, o esquema tinha como alvo os idosos, reformados e donas de casa, sendo que eram prometidos prémios em Bitcoin caso fossem recrutadas novas pessoas para o golpe.

O grupo foi descoberto depois das autoridades terem utilizado IA para identificar sites e anúncios publicados na Internet e que continham palavras-chave utilizadas para recrutamento dos criminosos.

O grupo teria conseguido roubar mais de 19 milhões de dólares ao longo de vários meses em que esteve ativo. As autoridades não revelaram a identidade dos criminosos, mas estes envolviam um CEO de uma empresa de criptomoedas e de uma loja virtual, juntamente com outros 10 detidos que recrutavam membros para a rede.

No total, o esquema terá roubado dinheiro a mais de 56 mil vítimas, com idades compreendidas entre os 60 e 70 anos.