Google e Canonical criam parceria para colocar Flutter no Linux

Flutter no linux

Os programadores em sistemas Linux possuem agora mais opções de escolha com as ferramentas criadas pela Google, sobretudo se utilizarem o Ubuntu. Isto porque a Google e a Canonical chegaram a um acordo para colocar a plataforma Flutter sobre o sistema.

Isto irá ajudar a colocar a suíte e ferramentas de programação da Google sobre o sistema Linux, o que certamente irá beneficiar quem utilize este sistema para programar.

De acordo com os dados da Google, cerca de 500 mil profissionais utilizam a plataforma da Google desenvolvida em Dart. Além disso são ainda criados 80 mil aplicativos todos os meses diretamente destas ferramentas, os quais chegam à Play Store.

Esta plataforma já se encontra presente em Android, iOS, macOS e Windows, sendo que o Linux era a ultima plataforma que faltava para completar o ciclo em todos os sistemas disponíveis.

A parceria vai ainda permitir que os programadores, para além de desenvolver, possam também partilhar mais rapidamente as apps criadas pelo Flutter diretamente na Snap Store – loja virtual da Canonical.

A empresa também pretende facilitar o processo de instalação do Flutter no Linux, e para tal será fornecido um pacote de instalação diretamente na Snap Store, que irá permitir aos utilizadores instalarem rapidamente a aplicação nos seus sistemas diretamente da mesma.