Governo indiano pode vir a banir mais 250 apps brevemente no pais

Índia bandeira

Recentemente o governo indiano procedeu a um bloqueio de várias dezenas de apps consideradas como “abusivas” contra o governo – a grande maioria produzidas por empresas na China.

Entre os nomes das apps banidas inicialmente encontra-se o TikTok e WeChat, ambas as quais possuem uma vasta comunidade no pais. No entanto, parece que os planos do governo vão ainda mais longe, com a possibilidade de virem a ser aplicados bloqueios mais alargados numa lista ainda maior de apps.

Apps como Tiktok Lite, Helo Lite, SHAREit Lite, Bigo Live Lite e VFY Lite foram também recentemente banidas sobre o mesmo motivo, mas segundo revela o portal Business Insider, ainda se encontram em lista pendente de bloqueio outras 250 apps.

Nomes bem conhecidos como o jogo PUBG e a AliExpress estão na lista de aplicações que podem vir brevemente a ser bloqueadas em todo o território indiano, tendo como fonte comum o facto de serem todas produzidas por empresas sediadas na China – tal como o primeiro lote de apps banidas.

Este género de banimentos tem vindo a ser cada vez mais comum, e existe mesmo o receio que o governo dos EUA possa vir a aplicar bloqueios sobre o TikTok a nível mundial, tudo porque a empresa possui a sua sede na China.