Xiaomi Mi Mix 4 não vai contar com inovador sistema de anti-roubo

Xiaomi mi mix 4

Quando o Xiaomi Mi Mix 4 foi revelado oficialmente, a empresa destacou um novo sistema de antirroubo para o mesmo, que poderia ser considerado uma evolução face ao que existe atualmente.

O sistema permitiria continuar a detetar o dispositivo, mesmo que este fosse “desligado” da Internet, visto que a empresa iria integrar um SIM virtual no equipamento, capaz de manter a ligação em qualquer momento. Desta forma, mesmo que o dispositivo fosse desligado da Internet ou tivesse o seu SIM removido, ainda seria possível encontrar o mesmo graças à ligação deste SIM virtual – obviamente, supondo que os utilizadores possuem o mesmo ativo.

No entanto, a empresa teve de voltar atrás nesta ideia. A partir da rede social Weibo, a Xiaomi confirmou que o Mi Mix 4 não vai contar com esta funcionalidade devido às autoridades chinesas terem recusado a implementação da mesma.

Pelo menos na versão chinesa do dispositivo – que atualmente é a única prevista – esta função não vai estar acessível pelos utilizadores. Mas é possível que, caso o Mi Mix 4 venha a surgir na versão global, esta seja integrada novamente.

No entanto, o comunicado da Xiaomi surge apenas três dias depois do Mix 4 ter sido oficialmente revelado. E demonstra também como as grandes empresas continuam a verificar pressões consideráveis por parte das autoridades chinesas, que nos últimos tempos tem vindo a manter mais controlo sobre as tecnologias que são usadas na industria local, e também de alguns dos mecanismos de controlo dos dados dos utilizadores.