Certificação do PCIe 6.0 entra na sua fase final

entrada PCIe em motherboard

Embora ainda seja complicado encontrar hardware preparado para PCIe 5.0, a PCI Special Interest Group (PCI-SIG) já se encontra a certificar oficialmente a próxima geração da tecnologia.

Durante esta semana, a PCI-SIG revelou oficialmente o último passo da certificação para o PCIe 6.0. O documento, na versão 0.9, antecipa a chegada da versão final 1.0 da certificação, que dita todas as características da nova tecnologia e que permite aos fabricantes também começarem a produzir hardware preparado para a mesma.

De notar que a especificação 0.7 foi lançada em Novembro, sendo que a PCI-SIG aponta que a versão 1.0 final deverá ser fornecida no final deste ano ou início de 2022.

O PCIe 6.0 promete garantir ainda mais velocidade para a transferência de dados entre dispositivos que usam esta ligação, praticamente duplicando a velocidade obtida pelo PCIe 5.0. No total, a tecnologia permite ligações de 64 gigatransfers por segundo e até 256 GB/s em configurações de x16.

Mesmo que a certificação final seja lançada, ainda estamos longe de ver os primeiros produtos a realmente usarem esta tecnologia. De notar que ainda são muitos poucos os produtos que atualmente usam o PCIe 5.0, e a sua disponibilidade encontra-se bastante limitada. Alias, muito hardware recente apenas agora começou a adotar a tecnologia do PCIe 4.0…

Como tal, a próxima geração ainda deverá demorar alguns anos até que seja adotada em massa pelos consumidores finais.