Chrome 95 chega com algumas funcionalidades antigas removidas

Google Chrome 95

A Google encontra-se a disponibilizar o novo Chrome 95, que chega com algumas mudanças que deverão garantir mais segurança para os utilizadores durante a navegação pela web.

A nova versão do Chrome 95 vai deixar de lado o suporte a algumas tecnologias mais antigas da web, bem como serão feitas algumas mudanças em “segundo plano” para tornar a navegação mais segura para todos.

Para começar, esta versão deixa de suportar oficialmente os links de FTP – que começam por ftp:// – o que é algo que vários outros navegadores têm vindo também a preparar-se. Fica também de lado o suporte ao standard Universal 2nd Factor (U2F), que é uma tecnologia de chaves de autenticação antiga e atualmente em desuso.

Foram ainda feitas alterações a nível do tamanho máximo dos cookies por domínio, que agora ficam limitados a 4096 bytes, juntamente com a remoção do suporte a links que terminem em números de IPv4 – por exemplo: http://example.0.1

É possível que estas mudanças causem alguns problemas para utilizadores que ainda usem este género de funcionalidades, mas o número deverá ser relativamente reduzido.

A nova versão deverá começar a ser fornecida para todos os utilizadores durante os próximos dias, sendo que irá chegar de forma automática através do sistema de atualização do Chrome.