YouTube Music vai receber novas funcionalidades no plano gratuito

YouTube Music

Os utilizadores do YouTube Music podem preparar-se em breve para algumas novidades na plataforma, mesmo que tenham apenas contas gratuitas na mesma.

A Google confirmou que o YouTube Music vai começar a receber o suporte a reprodução em segundo plano gratuito para todas as contas, permitindo assim que os utilizadores possam manter a reprodução dos conteúdos mesmo quando os dispositivos estiverem desligados – algo que não era possível até agora.

Existem, no entanto, outras alterações para quem tenha planos gratuitos. A plataforma vai deixar de reproduzir vídeos de músicas, passando apenas a transmitir o áudio mesmo quando os conteúdos forem de videoclipes. A reprodução de vídeo ficará limitada para quem tenha o YouTube Premium.

A mudança pode não afetar muitos utilizadores, tendo em conta que a plataforma foca-se sobretudo em conteúdos musicais, e não propriamente de vídeo, e além disso, os utilizadores que realmente pretendam esses conteúdos podem sempre aceder diretamente ao YouTube para os ver.

De relembrar que os utilizadores de contas gratuitas do YouTube Music podem aceder a todos os conteúdos da plataforma, mas terão publicidade na reprodução, além de poderem apenas reproduzir de forma aleatória as músicas de playlists personalizadas – as que foram criadas pelo serviço com base nos gostos musicais de cada um.

Segundo a empresa, as mudanças devem começar a ser verificadas a partir de 3 de Novembro. O primeiro local onde esta alteração deverá chegar será no Canadá, e posteriormente deverá ser alargada para mais países a nível mundial.

Resta saber se a mudança irá atrair mais utilizadores para a plataforma. O YouTube Music tem vindo a evoluir consideravelmente nos últimos tempos, e encontra-se atualmente a par dos seus rivais no mercado – como é o caso do Spotify e Tidal.