Se receber uma chamada da Microsoft, tenha cuidado: é um esquema!

Nos últimos dias tem vindo a ser registado em Portugal uma crescente onda de esquemas, sendo que um dos que tem vindo a ganhar desta que afirma ser do suporte técnico da Microsoft.

O esquema começa quando as vítimas recebem uma chamada telefónica de alguém que afirma ser da Microsoft. Esta chamada é normalmente realizada de números desconhecidos ou fora de Portugal, mas a pessoa do outro lado pode falar em Português ou Inglês.

Na maioria dos casos os atacantes informam que o IP da ligação à Internet das vítimas se encontra a ser usado por hackers, ou então que o sistema operativo Windows instalado no sistema das mesmas está comprometido. O objetivo passa por levar as vítimas a descarregar um software de controlo remoto, que permite ao atacante aceder ao computador.

Este software pode ser o Teamviewer, Anydesk ou outro similar, mas o efeito final é sempre o mesmo: levar a vítima a instalar o software no seu computador, dando acesso remoto ao atacante. A partir daqui o esquema pode variar.

Em alguns casos, as vítimas podem ser enganadas para realizarem o pagamento de uma determinada quantia para que a “Microsoft” realize a reparação do problema e instale software de segurança no PC. Noutros é possível que as vítimas tenham alguns dos seus dados roubados, ou podem mesmo ter os seus sistemas bloqueados com os atacantes a alterarem a senha de acesso ao Windows.

scam alerta

Apesar de este género de esquemas não ser propriamente recente, existe um forte potencial de utilizadores com menos conhecimentos serem enganados ao acreditarem que estão a falar diretamente com a Microsoft. Este género de ataque foca-se, sobretudo, em pessoas idosas ou com poucos conhecimentos técnicos sobre informática.

De forma oficial, a Microsoft não contacta diretamente os consumidores por meios não oficiais, e a ligação por via telefónica será algo que certamente não é feito de forma regular.

O melhor a fazer nestes casos será desligar a chamada, e se possível, bloquear o número de contacto – embora os atacantes possam rapidamente alterar o mesmo. Nos casos em que tenha eventualmente caído no esquema, o recomendado será que contacte de imediato as autoridades.