Apple recebe 10ª multa na Holanda devido à App Store

A Apple acaba de receber a 10ª multa consecutiva por parte das autoridades da Holanda, em causa de uma decisão dos tribunais locais que forçavam a empresa a abrir a sua App Store para a concorrência – nomeadamente na forma como os pagamentos podem ser realizados usando plataformas externas.

Em causa encontra-se um caso apresentado nos tribunais da Holanda, e que tinha ficado decidido como que a Apple deveria abrir a sua plataforma para a concorrência, nomeadamente em permitir que aplicações de namoro pudessem usar formas de pagamento externas à App Store e aos seus meios de pagamentos regulares.

De relembrar que a Apple obrigava todos os pagamentos in app a serem feitos diretamente pelo seu sistema de pagamentos – e onde a empresa ficaria com uma parte da comissão dos mesmos.

Atualmente a Apple possui mais de 49 milhões de dólares em multas sobre as autoridades dos Países Baixos, e espera-se que este valor venha a continuar a aumentar até que a empresa finalmente abra a possibilidade dos pagamentos externos a outras plataformas.

Até ao momento, a Apple não comentou a situação. No entanto, será importante referir que a empresa já tinha confirmado que iria começar a permitir pagamentos por plataformas externas em breve sobre as apps disponíveis na App Store, depois de um aumento de pressão por parte das autoridades na Europa.