Google alerta para aumento de ataques de grupos financiados pelo governo Chinês
Faz anos que existem grupos de hackers que são conhecidos por terem financiamentos de diferentes governos, e no caso da Rússia ou da China isso não é exceção. Existem grupos conhecidos por terem ligações diretas com o governo chinês, que são usados como porta de entrada para realizar ataques a diferentes entidades internacionais.
E com o escalar dos confrontos entre a Rússia e a Ucrânia, aumentam também os ataques digitais pela Internet, sobretudo deste género de grupos. A Google recentemente deixou o alerta para um considerável aumento no número de ataques realizados por grupos financiados pelo governo chinês contra instituições na Ucrânia.
De acordo com o portal Bleeping Computer, a Google terá informado recentemente as autoridades da Ucrânia para o facto que foram identificados vários ataques a instituições locais com origem em grupos associados ao governo Chinês, em volumes que tem vindo a aumentar consideravelmente.
A Threat Analysis Group da Google afirma que estes grupos focam-se em atacar infraestruturas criticas do governo ucraniano, tentando explorar o máximo de falhas possíveis para obter acesso aos sistemas, informações ou simplesmente deixar os mesmos inacessíveis para a população em geral.
De relembrar que esta não é a primeira vez que a Google deixa o alerta para ataques de grupos associados ao governo chinês e contra a Ucrânia. A 7 de Março a empresa também deixou o alerta sobre tal, mas agora esta informação é atualizada com mais detalhes sobre a onda crescente de ataques verificados.