Google aposta mais no uso de IA para as pesquisas

A Google revelou que vai começar a usar mais Inteligência Artificial para fornecer aos utilizadores resultados menos ofensivos e inesperados nas pesquisas que realizem.

Segundo a empresa, o objetivo passa por fornecer uma nova forma de os utilizadores terem acesso a informações mais objetivas nas pesquisas que realizem, evitando resultados inesperados, explícitos ou potencialmente ofensivos.

A Google tem vindo a implementar estes sistemas de IA nas pesquisas feitas pelo motor de pesquisa da empresa, e segundo revela Pandu Nayak, vice-presidente do departamento de pesquisa da Google, apenas em 2021 o uso de IA reduziu os resultados indesejados das pesquisas em 30%.

Um grande avanço para este fim terá sido a implementação do algoritmo BERT, que é capaz de analisar a linguagem dos websites, ao mesmo tempo que a empresa também implementou o MUM (Multitask Unified Model), sistema capaz de identificar o contexto e até mesmo as intenções de um determinando conteúdo online.

No geral, o algoritmo é capaz de compreender o que surge nos resultados e os conteúdos dos mesmos, evitando que potenciais conteúdos nefastos sejam apresentados para os utilizadores.

Espera-se que estes sistemas venham a ser ainda melhores no futuro, capazes de identificar ainda mais conteúdos potencialmente indesejados das pesquisas, e fornecendo resultados que sejam mais adaptados para os utilizadores, sem links indesejados pelo meio.