Google vai aumentar segurança para ajudar utilizadores da Ucrânia

Google Ucrânia

Face à crescente onda de conflitos na Ucrânia, a Google confirmou que vai tomar medidas para garantir a segurança digital dos utilizadores no pais, com novas medidas a serem ativadas desde já.

Os utilizadores ucranianos com acesso aos serviços da Google terão agora algumas funcionalidades focadas em garantir a proteção dos seus dados e das suas contas, além de melhorarem também a segurança pessoal dos mesmos.

Entre as novas funcionalidades disponíveis encontram-se a ativação dos sistemas de notificação para contas alvo de potenciais ataques de estado, melhorias de segurança na autenticação, sistemas de SOS nas ferramentas de pesquisa, entre outras.

Além disso, a empresa encontra-se ainda a realizar algumas alterações nas suas ferramentas para ajudar os utilizadores ucranianos, nomeadamente com a desativação do transito em direto no Google Maps – que irá ajudar a evitar o uso da plataforma para verificar possíveis movimentações da população. Além disso, o Google Maps deve ainda passar a enviar notificações com guias e meios de ajuda para refugiados ou para quem esteja a tentar sair do pais.

Estas medidas estão a ser tomadas depois de a empresa ter verificado um aumento considerável no número de ataques focados contra entidades e particulares na Ucrânia, sobretudo com origem na Rússia.

Para as fontes de notícias locais, a empresa encontra-se ainda a ativar o Project Shield para mais de 100 instituições, que irá garantir proteções adicionais contra os meios de imprensa locais e de jornalistas online.