Plataforma de VPN bloqueia acesso BitTorrent por pressão dos estúdios de Hollywood
O fornecedor de serviços de VPN TorGuard chegou recentemente a um acordo com vários estúdios de filmes de Hollywood, focado em prevenir a pirataria sobre a sua plataforma – e também para evitar graves problemas legais.
A plataforma de VPN concordou em bloquear os acessos via BitTorrent pelos seus serviços, como forma de impedir que os utilizadores usem a plataforma de VPN para ocultar as atividades de pirataria.
De relembrar que este caso remota ao ano passado, quando 24 estúdios de cinema processaram a TorGuard por, alegadamente, facilitar a pirataria ao encobrir as atividades maliciosas sobre a sua plataforma através do uso das tecnologias BitTorrent.
Um dos motivos que terá levado a estes processos terá sido as várias publicações sobre como a empresa estaria a facilitar o acesso dos utilizadores a conteúdos piratas, incluindo a publicação de como usar o TorGuard sobre os programas de Bittorrent mais usados no mercado.
De acordo com os documentos do tribunal responsável pelo caso, tanto a TorGuard como os estúdios terão agora chegado a uma conclusão, sendo que a plataforma de VPN irá a partir de agora bloquear todos os conteúdos de BitTorrent sobre a mesma.
É importante notar que os estúdios de cinema têm vindo a focar-se consideravelmente sobre os fornecedores de serviços de VPN como meio de propagação da pirataria. A maioria dos casos apontam como estas plataformas facilitam a propagação de conteúdos protegidos por direitos de autor – e em alguns casos, como era o exemplo da TorGuard, facilitam consideravelmente esse uso ou propagam meios de como o fazer.