Apple apelida de “hipocrisia” a comissão da Meta sobre Horizon Worlds

De forma recente foi conhecido que a Meta espera cobrar uma comissão de quase 47.5% sobre as compras realizadas na plataforma de metaverso do Horizon Worlds. Esta ideia foi rapidamente criticada por várias partes, sobretudo porque a Meta foi uma das empresas que criticou a Apple quando esta colocou uma comissão sobre todos os pagamentos feitos de apps na sua plataforma.

No entanto, parece que a própria Apple se encontra agora a deixar as suas criticas a esta ideia da Meta, apelidando mesmo de “hipocrisia” tal medida.

A Meta continua a dizer que os preços das suas comissões sobre a app de realidade virtual Horizon Worlds são “competitivos”, no entanto, este valor encontra-se consideravelmente acima do que muitas outras empresas aplicam – a Apple, por exemplo, aplica uma comissão de 30% sobre as compras in app.

Em comunicado ao portal MarketWatch, o porta-voz da Apple Fred Sainz apelidou a ideia da Meta aplicar uma comissão de quase 50% nos pagamentos da sua aplicação como uma verdadeira “hipocrisia”.

Em causa encontra-se exatamente o facto que a Meta foi uma das empresas que criticou a Apple sobre a sua comissão de 30% nas compras in-app pela App Store. E agora, a mesma encontra-se a aplicar uma comissão ainda maior para a sua própria plataforma.

A Apple afirma ainda que, enquanto que a Meta encontra-se pronta para atacar diretamente plataformas que aplicam as comissões de forma direta, a empresa parece não ter problemas em aplicar ela mesma valores elevados para os seus produtos, afetando programadores e negócios em geral.

As declarações da Apple podem ser vistas como algo de frustração para a empresa, mas ao mesmo tempo não deixam de ser erradas. Certamente que plataformas do metaverso necessitam de manter a comissão das suas compras como forma de obter algum ganho das mesmas, mas o valor aplicado pela Meta é consideravelmente acima do que é aplicado no geral para o mercado.

A empresa alega que a comissão de 47.5% não será inteiramente da empresa, mas sim de 30% da Meta Quest Store e mais 17.5% diretamente da Meta. Ou seja, se tivermos em conta apenas o valor que esta cobra de comissão, as afirmações da empresa podem ser vistas como competitivas. No entanto, é importante relembrar que a Meta Quest Store também faz parte da empresa, portanto o rendimento final será para esta de qualquer forma.