Google começa a abrandar receitas em período pós-pandemia

A pandemia veio trazer para algumas empresas um “boost” nas receitas, conforme mais utilizadores beneficiam das ofertas digitais das mesmas. No entanto, agora que os números começam a estabilizar no que respeita a esta, os dados das empresas também começam a demonstrar isso mesmo.

A Google é um claro exemplo disso. Durante a pandemia a empresa verificou fortes crescimentos em praticamente todas as áreas, com destaque para o YouTube – que tem vindo a ser também um dos principais geradores de receitas para a empresa.No entanto, os números parecem agora confirmar que essa tendência se encontra em queda.

De acordo com o mais recente relatório financeiro da Alphabet, respeitante ao primeiro trimestre de 2022, a mesma registou uma quebra nas receitas de quase 8%, com o maior impacto a ser registado sobre a plataforma de vídeos da mesma.

Durante este período, as receitas da pesquisa da Google atingiram os 39.6 mil milhões de dólares, com um crescimento a cair para os 24% – em comparação com os 30% registados no primeiro trimestre do ano passado.

No entanto, as receitas do YouTube atingiram cerca de 6.9 mil milhões de dólares. Isto ainda é um crescimento de 14% face a igual período do ano anterior, no entanto fica bastante abaixo do crescimento de 49% registado entre 2020 e 2021.

Fica também abaixo do valor que era apresentado pelos analistas, de aproximadamente 7.5 mil milhões de dólares em receitas.

Sem dúvida que o Google e o YouTube foram plataformas que beneficiaram do período em que os utilizadores estiveram confinados em casa, e isso reflete-se nos dados finais da empresa. Mas com o aliviar da pandemia, também estes números começam agora a decrescer de forma considerável.