Malware esconde-se em resultados de pesquisa do Google como PDFs
Da próxima vez que for realizar uma pesquisa da Google, sobretudo em resultados mais “escondidos”, talvez seja melhor ter atenção aos conteúdos que descarrega.
Isto porque foi recentemente descoberto que existe uma nova campanha de distribuição de ficheiros malicioso, que se encontra a aproveitar o SEO da Google para distribuir os conteúdos pelos resultados de pesquisa.
De acordo com a empresa de segurança Netskope, foi descoberta uma nova campanha de malware e esquemas online que aproveita o SEO da Google para distribuir os conteúdos. Segundo os investigadores, verificou-se nos últimos 12 meses um aumento de 450% nas atividades de ficheiros PDF de phishing que se encontram a ser distribuídos por pesquisas da Google.
Os atacantes tentam explorar o SEO de determinados conteúdos para que os ficheiros maliciosos sejam apresentados nos resultados de pesquisa, muitas vezes levando os utilizadores a enviarem dados privados ou a descarregarem conteúdo malicioso de outros locais.
Como exemplo, podem ser PDFs de faturas ou de páginas falsas de login, que reencaminham as potenciais vítimas para sites efetivamente maliciosos. O mais grave desta campanha encontra-se no facto que as vítimas são “angariadas” dos próprios resultados de pesquisa, através de termos onde os atacantes tenham ganhar alguma visibilidade.
Obviamente, este género de ataque vai muito além de apenas o Google, e pode afetar também outros motores de pesquisa como o Brave Search ou o Bing. A maioria dos resultados não surgem logo nas primeiras páginas, mas sim nas mais avançadas, mas ainda assim pode ser o suficiente para levar aos ataques.