Modelos antigos da Amazon Kindle perdem acesso à eBook Store

A Amazon confirmou que alguns modelos mais antigos do Kindle vão deixar de ter acesso à eBook Store a partir de Agosto. Esta confirmação chega através de um email enviado para alguns dos clientes da empresa que ainda possuem os dispositivos afetados pela medida.

Segundo o email, que foi partilhado no Reddit, a Amazon encontra-se a indicar que os utilizadores de dispositivos Kindle com mais de dez anos no mercado vão deixar de conseguir aceder ou comprar ebooks a partir da loja da empresa a 17 de Agosto de 2022.

Entre a lista de dispositivos que vão perder acesso à plataforma encontram-se:

  • Kindle 2nd Gen International
  • Kindle DX International
  • Kindle Keyboard
  • Kindle 4th Gen
  • Kindle 5th Gen

Tendo em conta a idade destes dispositivos, a medida não é de todo inesperada. A empresa afirma que os utilizadores vão poder continuar a usar os seus dispositivos para ler os livros que tenham sido descarregados da loja, mas não para adquirir novos conteúdos.

Ainda não existe uma confirmação oficial da empresa sobre o motivo da descontinuação destes modelos na plataforma, mas algumas fontes acreditam que poderá encontrar-se relacionado com limitações a nível do próprio hardware e software, que não podem ser contornadas com simples atualizações. Por exemplo, estes modelos mais antigos não contam com suporte para as tecnologias TLS 1.0 e 1.1, que são usadas nos dias de hoje como forma de segurança.

Como alternativa ao acesso direta à plataforma, a Amazon recomenda os utilizadores a usarem outros dispositivos para realizarem a compra dos itens que pretendam, enviando os mesmos depois para os modelos descontinuados. De relembrar que os utilizadores podem continuar a usar a aplicação “Send to Kindle” como forma de enviarem os conteúdos para os mesmos, ou até a descarregarem itens que tenham já adquirido no passado.

Além disso, para incentivar o upgrade, a empresa encontra-se ainda a oferecer um desconto de 30% na compra de um novo Kindle mais recente, bem como a oferecer 40 dólares em crédito na eBook Store para os donos dos modelos afetados.

Os utilizadores apenas necessitam de verificar as informações que são fornecidas no email da empresa.