Comissão Europeia pretende que WhatsApp seja claro sobre os Termos de Serviço

A Comissão Europeia parece estar a focar as suas atenções sobre a plataforma de mensagens do WhatsApp, tendo requerido à mesma que seja clara sobre as suas políticas de dados e as atualizações dos termos de serviço.

Esta medida surge depois de a plataforma ter realizado, no passado, algumas atualizações na sua política de privacidade e termos de serviço que foram consideradas polémicas, levando mesmo à saída de milhares de utilizadores do serviço para rivais como o Telegram e Signal.

Numa carta enviada durante o dia de hoje ao WhatsApp, a Comissão Europeia e a Rede de Cooperação no domínio da Defesa do Consumidor (CPC) pretendem que a empresa responda a algumas das preocupações deixadas pelos utilizadores sobre os seus termos de serviço e política de privacidade. A empresa deve ainda informar os mesmos sobre o seu modelo empresarial.

As autoridades pretendem que o WhatsApp informe como irá comunicar futuras atualizações dos seus termos aos utilizadores, e de que forma será feita para que estes tenham conhecimento e compreendam o que muda.

Para as autoridades, os consumidores devem compreender aquilo a que estão a aceitar quando são feitas alterações, de forma a protegerem os seus direitos fundamentais. A plataforma possui agora um mês para responder ao pedido das autoridades europeias.