Preço das placas gráficas continua em queda na Europa
Se está à procura de adquirir uma nova placa gráfica, esta pode ser a altura correta para o fazer. Isto porque, derivado das quedas dos mercados das criptomoedas, cada vez mais placas gráficas encontram-se agora a ser vendidas a preços mais aceitáveis.
De acordo com os dados mais recentes do portal 3DCenter, o preço médio das placas gráficas na Europa tem vindo a cair consideravelmente, estando agora cada vez mais perto dos valores de referência dos fabricantes.
Algumas placas da AMD, como é o caso da Radeon RX 6900 XT, RX 6700 XT e RX 6600 XT, podem agora ser encontradas com valores abaixo do MSRP entre 7 a 16%.
No caso da Nvidia, a mais recente linha das Geforce RTX 3000 ainda se encontra ligeiramente acima do valor de referência, em quase 2%. No entanto, estes valores são consideravelmente inferiores aos registados em meses anteriores, onde as mesmas placas se encontravam a valores bastante elevados.
Com o valor das principais criptomoedas no mercado em tendência de queda, espera-se que comecem a surgir também mais placas para venda no mercado dos itens usados. É possível que estas venham a ter preços ainda mais em conta, para quem esteja disposto a pagar por uma placa que, possivelmente, esteve ativa durante uma grande parte da sua vida útil em mineração.
Seja como for, espera-se que o preço das placas gráficas, tanto das novas como usadas, venha a cair ainda mais durante os próximos meses.