Smartphones podem vir a ficar mais caros em 2023

smartphones com câmaras em destaque

Por esta altura não é nenhum segredo que, com a chegada de novos smartphones ao mercado, praticamente todos os anos os valores dos mesmos aumentam – sobretudo nos modelos mais “premium” do mercado.

Se faz apenas alguns anos comprar um smartphone premium era algo que podia ser feito com pouco mais de 400 euros (ou até menos), hoje em dia é vulgar encontrar estes dispositivos a preços que atingem bem mais de 1000 euros. E a tendência pode vir a ser para continuar a aumentar, com previsões destes valores serem ainda piores para 2023.

A TSMC confirmou que espera vir a aumentar os preços de produção dos seus chips, em 2023, em quase 6%. Este valor certamente que vai elevar os custos para os fabricantes, que terão de passar os mesmos para os clientes finais.

Da última vez que a TSMC realizou alterações significativas nos seus preços de produção, em 2020, alguns fabricantes viram os seus custos aumentar entre 20 a 40%.

Apesar de os aumentos este ano serem relativamente mais pequenos do que os registados em 2020, existem alguns fatores a ter em conta que podem acabar por aumentar o preço final dos dispositivos como um todo em valores elevados.

A maioria dos fabricantes, apesar dos aumentos dos custos de produção em 2020 e 2021, decidiram não alterar os preços finais com base neste ponto. Ainda assim, os custos dos dispositivos chegaram a aumentar, segundo os dados da empresa Counterpoint, cerca de 10% tendo apenas em conta os primeiros três meses de 2021.

aumento de preços em smartphones

Este aumento de preço não engloba, portanto, os aumentos dos custos de produção da TSMC, mas engloba os custos associados com os problemas de logística e de falta de componentes causados pela pandemia.

No entanto, se tivermos em conta o aumento de preços da TSMC para 2023, e o facto como os principais fabricantes de smartphones têm vindo a tentar evitar os aumentos dos custos dos seus dispositivos, poderemos vir a notar no próximo ano a aumentos consideráveis, já que a maioria das marcas vão ter de se ajustar aos novos valores.

Estes aumentos devem ser sentidos sobretudo sobre os dispositivos topo de gama das marcas, embora também se deva notar a nível dos dispositivos de entrada e média gama. No entanto, é importante ter em conta que também existem cada vez mais componentes poderosos para as mais variadas tarefas, que acabam por permitir aos fabricantes integrar um melhor desempenho mesmo em dispositivos de gamas inferiores, a custos mais reduzidos.