Três mil milhões de pessoas no mundo não possuem acesso à Internet

A Internet é praticamente um bem dado como adquirido nos dias de hoje, mas a realidade é que ainda existe muita gente no mundo que não possui acesso à maior rede mundial de computadores.

De acordo com um recente estudo realizado pelo China International Development Knowledge Center, apelidado de “Global Development Report”, é indicado que no final de 2021 existe cerca de 38% da população mundial que não possui acesso à Internet. Este valor corresponde a, aproximadamente, 3 mil milhões de pessoas.

Cerca de 96% deste grupo de utilizadores encontram-se em países desenvolvidos, com 75.6% residente em zonas urbanas, e 38.8% em zonas rurais. Existem vários fatores que são indicados com problemáticos para a implementação de acesso à Internet, entre os quais se encontra o custo elevado de acesso em alguns países, a impossibilidade de compra dos produtos necessários para o acesso ou o simples facto que o grupo de utilizadores não possui conhecimentos para usar a rede.

Os dados apontam que o tráfego na internet, em 2020, era quase 15.9 vezes maior do que o registado em 2010. Este valor tem vindo a aumentar consideravelmente nos últimos anos, em parte porque a tecnologia também se encontra a evoluir consideravelmente e cada vez mais rapidamente.