Apple revela novo modo “lockdown” para proteger iPhone de espionagem
A Apple revelou uma nova funcionalidade que vai chegar em breve aos dispositivos da empresa, e deverá garantir mais proteção para potenciais alvos de spyware no iPhone, iPad e Mac.
Apelidado de “Lockdown Mode”, este novo modo do sistema operativo será um “último recurso” para prevenir que possam ser roubados dados sensíveis dos utilizadores quando estes suspeitem que os seus dispositivos estão infetados com spyware ou a ser alvo de espionagem.
O foco desta funcionalidade será para personalidades de interesse político e jornalistas, que normalmente são também os maiores alvos deste género de campanhas. Esta parece também ser a resposta da Apple a ferramentas como a Pegasus da NSO Group.
Este modo vai limitar consideravelmente o uso do sistema, bloqueando funcionalidades vitais para evitar que sejam recolhidas informações. O modo limita consideravelmente o uso que pode ser feito do sistema, mas ao mesmo tempo também bloqueia a recolha abusiva de potenciais dados para espionagem.
Por exemplo, as mensagens irão ter todas as imagens desativadas por padrão, sendo que também a pré-visualização de links irá encontrar-se desligada. O FaceTime também será desativado para chamadas recebidas e convites, a menos que o utilizador tenha aceite o contacto.
No caso do iPhone e iPad, também deixa de ser possível realizar a ligação física dos mesmos enquanto o modo estiver ativo – por exemplo, ligando o cabo a um PC.
Na navegação web, algumas funcionalidades do javascript também estarão desativadas, o que pode causar carregamentos incorretos de conteúdos pelos sites, mas evita possíveis focos de ataque.
A empresa espera que mais funcionalidades venham a ser lançadas no futuro, embora a funcionalidade venha a chegar brevemente a todas as versões mais recentes dos sistemas da empresa.