Chefe de Segurança do TikTok sai do cargo em período critico da empresa

O chefe de segurança global do TikTok, Roland Cloutier, revelou que vai abandonar o seu cargo da empresa, em plena altura critica da mesma relativamente ao uso de dados dos utilizadores. O TikTok tem estado recentemente sobre fogo depois das críticas deixadas sobre a forma como os dados dos utilizadores estariam a ser tratados.

Face a estas críticas, a empresa tinha confirmado que iria começara migrar os dados dos utilizadores dos EUA para sistemas localizados no pais, sobre a cloud da Oracle.

No entanto, a empresa também deixou uma atualização no seu site a indicar que Cloutier irá sair do seu cargo como chefe do departamento de segurança global da empresa, sendo o mesmo ocupado temporariamente por Kim Albarella.

A saída irá acontecer a 2 de Setembro de 2022, sendo que Cloutier encontrava-se no TikTok desde 2020.

De relembrar que, em Junho deste ano, o TikTok confirmou que iria começar a migrar os dados dos utilizadores nos EUA para servidores sediados no pais, mais concretamente na cloud da empresa Oracle. Em causa encontravam-se as críticas que os dados poderiam estar armazenados em servidores localizados na China, onde a empresa mãe da plataforma, a Bytedance, se encontra sediada, e que poderiam ser acedidos por entidades terceiras.

A medida, segundo os executivos da empresa, será vista como uma forma de reduzir os receios relativamente ao uso dos dados e para garantir mais transparência para a empresa. Um porta voz do TikTok afirmou, no entanto, que Cloutier não se encontrava responsável por gerir a transição de dados para os EUA.