Facebook restaura o feed cronológico para quem pretenda novos conteúdos em tempo real

O Facebook está a voltar aos tempos antigos, trazendo de volta a timeline cronológica para todos. Com isto, os utilizadores podem ter acesso às novas publicações na plataforma à medida que estas ocorrem, para quem não gosta de perder nada da mesma.

Faz mais de dez anos que o Facebook deixou de lado o feed principal por ordem cronológica, adotando invés disso um feed principal baseado em algoritmos, que adapta os conteúdos ao que a plataforma considere que os utilizadores pretendem ver.

No entanto, depois de obter feedback dos utilizadores, a plataforma agora criou uma nova secção dedicada para este novo feed cronológico, que permite ver os conteúdos à medida que vão sendo publicados, de amigos, páginas e grupos.

Este novo feed vai surgir como uma aba dedicada dentro da app do Facebook, pelo que não se vai deixar de lado totalmente o feed personalizado com base nos gostos dos utilizadores – que ainda será o principal. Mas para quem pretenda aceder aos conteúdos o mais rapidamente possível, agora existe forma de o fazer nesta nova aba.

Mark Zuckerberg afirma que esta funcionalidade foi uma das mais pedidas pelos utilizadores, sendo que a empresa espera que possa aproximar os mesmos dos conteúdos partilhados. De notar que a app ainda irá abrir, por padrão, no feed personalizado para cada utilizador.

De notar que, sobre o feed cronológico, os utilizadores podem ainda filtrar os conteúdos que pretendem ver, seja de amigos, páginas ou grupos – ou todos ao mesmo tempo.

De notar que, com esta mudança, existem alguns possíveis impactos também para o Facebook. Isto porque a empresa deixa de poder usar o feed para demonstrar conteúdos recomendados com base nos gostos dos utilizadores – este género de publicidade apenas surge sobre o feed principal. Mas ao mesmo tempo, os utilizadores podem assim ter uma vista dos seus contactos e amigos sem terem de estar sujeitos ao algoritmo da rede social.

A novidade irá começar a chegar para os utilizadores da app no iOS e Android durante as próximas semanas.