WhatsApp volta a alertar para falsas aplicações da plataforma

Os utilizadores do WhatsApp que pretendem tirar um pouco mais de partido da plataforma, muitas vezes optam por instalar versões modificadas da aplicação. Estas aplicações focam-se em fornecer alguns extras que não se encontram na app tradicional, ou a remover algumas limitações.

No entanto, para a plataforma, será certamente uma má ideia de o fazer. O CEO do WhatsApp veio recentemente deixar críticas ao uso destas apps, alegando que o uso das mesmas é uma “má ideia”. Will Cathcart afirmou recentemente que apps como WhatsApp GB e outras similares contornam as proteções de segurança e privacidade que se encontram implementadas no WhatsApp regular.

Além disso, estas apps são muitas vezes distribuídas com malware, que pode comprometer de forma séria a privacidade e segurança dos utilizadores. Estas focam-se ainda em recolher informações dos utilizadores para os mais variados fins, mas longe de serem fidedignas.

mensagem do ceo do whatsapp

A Google encontra-se atualmente a considerar este género de aplicações como sendo maliciosas, a partir do Google Play Protect. Esta medida terá começado a ser aplicada recentemente, mas mesmo os utilizadores que tenham usado estas apps modificadas no passado irão receber os alertas nos seus dispositivos Android.

É também importante relembrar que, para quem usa este género de aplicações, existe o risco do seu número de telefone ser bloqueado do WhatsApp, impedindo o acesso total à plataforma.