Existem cada vez mais criadores de conteúdos nas redes sociais
Cada vez mais as redes sociais estão a ser usadas pelos utilizadores para tentarem cativar as suas audiências, e os dados continuam a demonstrar que existem cada vez mais influencers a tentarem entrar para este mercado.
De acordo com um estudo realizado pela Adobe no mercado, apenas nos últimos dois anos verificou-se a um aumento de 165 milhões de novos criadores de conteúdos pela internet, que tentam tirar proveito das redes sociais e dos conteúdos das mesmas para obterem novos seguidores – e em alguns casos fazerem disso a sua vida.
No geral, existem atualmente cerca de 303 milhões de utilizadores nas plataformas sociais que podem ser considerados criadores de conteúdos – no entanto, estes valores são bastante difíceis de validar, uma vez que também o é para validar os criadores que realmente adotam a prática ou para os que eventualmente abandonam o mercado.
Além disso, o próprio estudo não se focou em todos os mercados a nível global, mas apenas naqueles onde existe um maior número de utilizadores ativos sobre as redes sociais – o que pode deixar um considerável número de utilizadores fora das contagens. Existe ainda a questão do que é considerado um criador, que no caso da Adobe, engloba tanto individuais como grupos que usam as redes sociais para promover as suas artes, fotografias ou até plataformas de NFT – o que, como se sabe, é algo bastante disperso nos dias de hoje.
Ainda assim, não é de estranhar que exista cada vez mais criadores de conteúdos pelas plataformas sociais. Redes como o Facebook, Twitter, Instagram e outras têm vindo a ganhar bastante popularidade nos últimos anos, e são hoje consideradas fundamentais para muitos utilizadores.